|
A Brasil Ventos
A holding Brasil Ventos Energia S.A. (BVE) foi constituída em 27 de janeiro de 2016 como subsidiária integral de Furnas Centrais Elétricas S.A., tendo como objeto, entre outras, as seguintes atividades em destaque: (i) participação em sociedades de geração de energia de fonte renovável, tais como eólica, solar e de biomassa, (ii) investimento nas sociedades titulares dos direitos de exploração dos empreendimentos eólicos denominados GERADORA EÓLICA VENTOS DE ANGELIM S.A., GERADORA EÓLICA VENTOS DE SANTA ROSA S.A., GERADORA EÓLICA VENTOS DE UIRAPURU S.A., GERADORA EÓLICA ARARA AZUL S.A., GERADORA EÓLICA BENTEVÍ S.A., GERADORA EÓLICA OURO VERDE I S.A. , GERADORA EÓLICA OURO VERDE II S.A., GERADORA EÓLICA OURO VERDE III S.A., ENERGIA DOS VENTOS V S.A., ENERGIA DOS VENTOS VI S.A., ENERGIA DOS VENTOS VII S.A., ENERGIA DOS VENTOS VIII S.A., ENERGIA DOS VENTOS IX S.A. e (iii) comercialização da energia elétrica gerada em seus empreendimentos e nas sociedades investidas.
A produção de energia elétrica renovável da Brasil Ventos é aderente com o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas que, dentre outras medidas estabelece sobre a redução das emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE). Ressalta-se que o Brasil, em consonância com o acordo, assinou um instrumento denominado “Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada”, onde foi pactuada a redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) em 37% abaixo dos níveis de 2005, para o país.
Os empreendimentos da Brasil Ventos estão localizados nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, e assim que estiverem em operação, terão a capacidade de entregar energia elétrica renovável, inicialmente de fonte eólica com capacidade para abastecer aproximadamente 600.000 residências.
Atualmente, a fonte eólica já instalada na região Nordeste tem grande importância no atendimento direto aos consumidores integrados no sistema interligado, com destaque para a característica complementar e adicional que associada aos recursos de base hídrica contida nos reservatórios das usinas hidrelétricas do país, reduz o despacho das usinas térmicas da região.
|
|